A Câmara de Espinho alocou mais de 20 funcionários municipais para reforçar o call center da task force municipal contra a covid-19. Esta medida é uma resposta ao crescente número de casos positivos e à dificuldade da Unidade de Saúde Pública em rastrear todos os contactos de risco.
Corpo do artigo
Desta forma, o rastreamento é assegurado diariamente pela autarquia, com supervisão da Autoridade de Saúde Local, entre as 9.30 horas e as 22.30.
A autarquia esclarece que, "são assim dois os setores ativos desta unidade conjuntural destinada ao apoio do ACES Espinho/Gaia - o Centro de Vacinação de Espinho (CVC) e o call center para agendamento local da vacinação e rastreamento de contactos de risco, envolvendo mais de 20 funcionários do município, além dos médicos e enfermeiros contratados pela autarquia".
Até ao momento, foram realizadas mais de 20 mil inoculações no Centro de Vacinação de Espinho, instalado na antiga Escola da Seara, em Silvalde, tendo o call center efetuado 4757 desses agendamentos, em complemento ao processo preferencial de agendamento central.
Quanto ao rastreamento, foram contactados, desde o dia 4, 808 casos positivos e identificados 698 contactos de risco, sendo que o dos casos positivos (para efeitos de atestado médico - baixa e baixas para assistência à família) continua a ser da responsabilidade de cada Unidade de Saúde.
DOBRO DA TESTAGEM
Paralelamente, "a autarquia duplicou a capacidade de testagem do concelho" através de um protocolo de colaboração assinado com o Grupo Sofarma, que instalou um novo centro de testagem junto ao edifício da Câmara. A capacidade de testagem do concelho é agora superior a 2000 diários entre todos os agentes locais.
A task force Municipal depende diretamente do presidente da Câmara enquanto autoridade local de proteção civil e todos os serviços municipais concorrem para a materialização das necessidades estabelecidas. É operacionalizada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, estando instalada no novo quartel dos Bombeiros do Concelho de Espinho.