Estão concluídas as duas passagens desniveladas na Linha do Norte na freguesia de Silvalde, em Espinho. Reivindicadas há vários anos, as travessias, inferior e superior, vão permitir a circulação de pessoas e viaturas de forma mais célere e em maior segurança.
Corpo do artigo
Depois de vários atrasos devido à necessidade de correções, as novas zonas de atravessamento da linha ferroviária em Silvalde, obras da responsabilidade das Infraestruturas de Portugal, são, agora, uma realidade. A passagem pedonal superior, que permite a ligação entre a Avenida João de Deus e a Rua do Golf, foi inaugurada ao final da tarde desta quarta-feira. Já a passagem inferior pedonal e rodoviária de ligação do bairro piscatório, na Rua de Barros e na Rua 2, na zona industrial, entrou em funcionamento na passada semana.
“São duas passagens importantíssimas para a freguesia de Silvalde. Vão resolver o problema da passagem de nível perigosa que agora é encerrada e onde se registaram muitas mortes”, afirmou, ao JN, o presidente da junta de Freguesia de Silvalde, José Teixeira. Contudo, o autarca chama a atenção para a necessidade de ficar garantido o funcionamento permanente do elevador ali instalado. “A passagem é muito alta, com cerca de dois andares de altura, não sendo de fácil utilização para pessoas idosas e com mobilidade reduzida”, alertou. José Teixeira reiterou que o elevador ali existente deve ter “manutenção” para que esteja sempre a funcionar. “Caso contrário, a passagem irá transformar-se num elefante branco”, vaticinou.
Já a passagem inferior tem vindo a criar constrangimentos pontuais na circulação automóvel no bairro piscatório que, agora, enfrenta um maior fluxo de viaturas. Questionada pelo JN, a presidente da Câmara, Maria Manuel Cruz, refere que o “esquema atual de circulação de veículos encontra-se em fase experimental, para se poder perceber, no contexto das alterações que foram colocadas, se pode ou não ser suficiente à satisfação melhorada das necessidades de mobilidade dos residentes naquela zona e de quem ali se desloca”. A autarca diz-se pronta, se necessário, a “auscultar as pessoas, perceber as dificuldades (e as soluções) que se apresentem e adaptar a postura de trânsito à nova realidade”. Maria Manuel Cruz destacou que esta obra veio “melhorar significativamente as condições de mobilidade e segurança de quantos se deslocam e vivem naquela zona”.
Passagem de nível encerrada
Perdem-se no tempo o número de atropelamentos registados na passagem de nível junto ao Lugar da Marina, em Silvalde, a grande maioria com vítimas mortais. Esta passagem, situada ao quilómetro 315,626, foi encerrada ao trânsito automóvel na semana passada. Com a inauguração da passagem superior, também a passagem de pessoas ficou definitivamente interditada.
Aos dois atravessamentos agora inaugurados soma-se uma terceira passagem pedonal e ciclável situada no Rio Largo. Todas as travessias foram efetuadas no âmbito das obras de requalificação e modernização da Linha do Norte, da responsabilidade das Infraestruturas de Portugal.