Parque estava a ser utilizado por condutores que evitavam o estacionamento pago na cidade.
Corpo do artigo
O estacionamento no Hospital S. Sebastião, na Feira, passará a ser pago ainda este mês, com o preço por hora de 90 cêntimos. O espaço, que se encontra constantemente sobrelotado, é utilizado por condutores que não tinham como finalidade o hospital, mas que ali deixavam a sua viatura para evitar o estacionamento pago da cidade.
A Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga (ULSEDV) afirma que irá implementar o novo sistema de estacionamento pago, “no interior do perímetro das instalações do Hospital de São Sebastião em Santa Maria da Feira, com uma área reservada exclusivamente para utentes e acompanhantes a partir de maio”.
O JN apurou que estão já colocados os meios técnicos para o efeito, devendo a cobrança estar em funcionamento, o mais tardar, já na próxima semana.
O novo sistema prevê mais de 180 lugares de estacionamento e, de acordo com os responsáveis deverá responder ao “aumento da pressão sobre o espaço de estacionamento no hospital, procurando garantir que os lugares de estacionamento sejam utilizados exclusivamente pelos utentes e acompanhantes”.
“Recorde-se que a ULS Entre Douro e Vouga era uma das últimas instituições hospitalares no país a manter há vários anos o estacionamento gratuito”, lembra, ainda, em comunicado.
O parque de estacionamento funcionará 24 horas por dia e 365 dias por ano, com as tarifas a serem aplicadas de acordo com o tempo de permanência. “A pensar nos acompanhantes, que forem apenas deixar os doentes, os primeiros 15 minutos serão gratuitos”.
Seguem-se períodos de 15 minutos, a 30 cêntimos. Tendo em conta os primeiros 15 minutos gratuitos, a hora custará 90 cêntimos. A validação e pagamento poderão ser realizados nas caixas de pagamento automático, localizadas na entrada do parque.
Para além de barreiras para controlo de acesso dos veículos ao estacionamento, serão colocadas câmaras de videovigilância de forma a aumentar a segurança de pessoas e bens.
A gestão e exploração do parque de estacionamento será feita exclusivamente pela ULS Entre Douro e Vouga, sendo toda a receita obtida “reinvestida no hospital, contribuindo para a contínua evolução dos serviços de saúde oferecidos”.
A ULSEDV adianta que está também prevista uma melhoria da capacidade de estacionamento para bicicletas e lugares reservados a veículos que transportam pessoas com deficiência, portadores de cartão ou dístico de estacionamento atribuído nos termos legais.
Há muito que os utentes do Hospital S. Sebastião se queixavam da falta e estacionamento, já que muitos dos lugares eram usados por condutores que trabalham na cidade ou ali estacionavam para irem tratar de assuntos não relacionados com o hospital.