<p>A antiga estalagem de Paramos, em Espinho, foi posta à venda em hasta pública. O edifício, onde já funcionou um dos mais prestigiados restaurantes do concelho, está completamente degradado e faz frente para a muito poluída ribeira de Rio Maior.</p>
Corpo do artigo
Situada frente ao Aeroclube da Costa Verde, que aliás, foi responsável pela sua construção, há cerca de 35 anos, em terreno cedido pela Junta de Paramos, a estalagem há muito que deixou para trás os seus tempos dourados. Graças a uma má gestão, o espaço chegou, segundo contam moradores da zona, a ser usado como local de prostituição. Um incêndio, em 1985, ditou o seu fim.
De então para cá, a Junta de Paramos tem procurado revitalizar o local, mas sem êxito. Em 2001, lançou um concurso de concessão, esperando que o edifício renascesse das cinzas com um restaurante panorâmico, até porque se encontra num espaço de rara beleza que é a lagoa de Paramos/barrinha de Esmoriz, mas não apareceram propostas.
Recentemente, a Assembleia de Freguesia aprovou vender o edifício em hasta pública, pela terceira vez. A última foi há quatro anos e apesar do valor base ser de 25 mil euros, o mesmo de agora, novamente não apareceram interessados.
O presidente da Junta de Paramos, Américo Castro, admite que será difícil vender o espaço. "O edifício está muito degradado e obrigará a um grande investimento, valores que nem todos estarão interessados a despender, sobretudo quando a ribeira de Rio Maior, que passa ali em frente e que desagua na lagoa, continua a trazer os esgotos de Santa Maria da Feira", lamentou o autarca.
Em Paramos, porém, a ideia de que o edifício possa ser vendido e ali vir a nascer algo que dê mais dignidade ao local, entusiasma muitos. "Se alguém transformasse aquilo em algo bonito, talvez atraísse mais investimentos para a zona e com isso criasse empregos que é o que esta gente mais precisa", comentou Glória Ramalho Soares, moradora do bairro da praia de Paramos.
Domingos Monteiro, antigo autarca e também morador em Paramos, é outro que vê com bons olhos a venda.