Câmara diz que a sinalização vertical excessiva é propositada para os condutores cumprirem limites de velocidade em Cacia.
Corpo do artigo
O troço urbano de Cacia da Avenida Europa (ex-EN 109), em Aveiro, tem 14 lombas com passadeiras, cada uma com cinco sinais verticais em cada sentido, o que perfaz um total de 140. Isso ao longo de dois quilómetros. É provavelmente um dos troços mais sinalizados do país. A nova sinalização vertical resulta da empreitada de requalificação daquela via, levada a cabo pela Câmara e inaugurada há um mês. A quantidade de sinais já levou, inclusive, a paródias nas redes sociais. Mas a Autarquia justifica-a com a necessidade de sensibilização dos automobilistas para os limites de velocidade.
Alguns metros antes de cada lomba, foi colocado um sinal vertical triangular, para alertar para a aproximação de uma passadeira. Logo a seguir, nova sinalização vertical, com dois sinais: um a indicar que a velocidade máxima permitida é de 30 quilómetros por hora (quando no resto da via é 50) e outro a assinalar a lomba. Imediatamente antes da elevação da estrada, um quarto indica a existência de uma passagem de peões. Poucos metros depois, um quinto assinala o término da limitação de velocidade. O cenário repete-se, num sentido e no outro, junto de cada uma das 14 lombas da Avenida Europa, em Cacia.
"Os sinais são o cumprimento a 100% do Código da Estrada. Se podíamos ter colocado menos? Podíamos. Mas os nossos técnicos entenderam assim, para que a mudança se cumprisse no mais elevado índice de segurança. Quisemos intensificar o alerta do limite dos 30 quilómetros por hora", explicou Ribau Esteves, presidente da Câmara.
Segundo o autarca, a velocidade a que se circulava naquela parte da antiga EN109 "era excessiva" e chegou a causar "acidentes brutais", motivando também queixas dos moradores por falta de segurança. Por isso, uma das alterações passou por diminuir os limites de velocidade, em grande parte do troço. Por outro lado, foi proibida a passagem de veículos pesados, exceto para cargas e descargas.
Limitar a 30 toda a zona
No futuro, o objetivo da Autarquia é toda aquela zona - entre a rotunda da Junqueira e a da Navigator - passar a ter os 30 quilómetros por hora como limite máximo de velocidade. "Tanto pode ser daqui a um ano como a três", adiantou Ribau Esteves, garantindo que "os moradores e os comerciantes estão muito satisfeitos, porque chegou a paz, finalmente, às suas portas".
Ao JN, Susana Valente, do café Novo Horizonte, localizado junto à estrada, confirmou que se nota "muita diferença no trânsito, para melhor", apesar de achar que "não eram necessárias tantas lombas nem tantos sinais".
Já José Costa, do café Bouzouki, igualmente na Avenida Europa, em Cacia, assegurou que "melhorou muito, só devia haver mais policiamento, porque ainda há camiões a passar indevidamente".
Fuga às portagens
Dois milhões de euros
custou a obra daquele troço da Avenida Europa. Incluiu novo pavimento, nova infraestrutura de águas pluviais, construção de passeios e de baias de estacionamento.
6830 habitantes
tem a freguesia de Cacia, segundo os últimos Censos. Mas na Avenida Europa passam diariamente milhares de automobilistas, a maioria de fora do concelho de Aveiro, que a utilizam para fugir às portagens da A25.