A XV Edição de Medicina na Baixa vai levar cerca de 170 estudantes de Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), da Universidade do Porto, à Baixa da cidade para realizarem avaliações gratuitas do risco cardiovascular à população local e promover a literacia em saúde, abordando temas sobre saúde sexual, mental e oral.
Corpo do artigo
A iniciativa vai decorrer de 21 a 23 de outubro, entre as 10 horas e as 18.30 horas, nos espaços Pólo Zero e Trinity Porto.
Promovida pela Associação de Estudantes do ICBAS, a ação desempenha um papel fundamental "no diagnóstico precoce e consequente prognóstico de inúmeras doenças cardiovasculares, que se apresentam como grandes problemas de saúde pública atualmente", refere a organização em nota.
Durante os três dias, os estudantes estarão disponíveis para prestar informações e esclarecer eventuais dúvidas com o objetivo de sensibilizar para hábitos de vida mais saudáveis.
Na edição anterior, foram realizadas mais de 700 avaliações à população, segundo dados da organização. O evento tem-se afirmado como uma das atividades que mais interesse desperta entre os estudantes do ICBAS, pelo papel que desempenha "em termos de saúde pública e na formação de futuros profissionais de saúde conscientes e solidários", acrescenta a mesma nota.