Cerca de 170 estudantes de Medicina vão estar, durante três dias, na baixa do Porto, a fazer rastreios gratuitos a doenças cardiovasculares e a esclarecer a população sobre temas desde a saúde sexual à saúde mental.
Corpo do artigo
A iniciativa é da Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universida do Porto (AEICBAS). Entre as próximas segunda e quarta-feiras, cerca de 170 estudantes de medicina vão estar, em dois locais na baixa do Porto, a fazer rastreios gratuitos a doenças cardiovasculares e a prestar informação á população sobre vários temas, desde saúde sexual a saúde mental.
As avaliações gratuitas do risco cardiovascular vão ter lugar no Polo Zero (Rua de São Filipe Nery) e no Trinity Porto (Rua dos Heróis e dos Mártires de Angola), entre as 11 e as 19.30 horas.
A iniciativa, segundo a AEICBAS, tem como objetivo "sensibilizar a população da Baixa do Porto para a importância do diagnóstico precoce, hábitos de vida saudáveis e da literacia em saúde". Daí que, além dos rastreios, os estudantes de medicina procurem "promover a literacia em saúde" dos cidadãos, "abordando também temas de saúde sexual e reprodutiva, saúde mental e saúde digital".