Um estudo de mobilidade urbana sustentável transfronteiriça na eurocidade Tui-Valença, que prevê a implementação naquele território de ações piloto na área, vai ser apresentado na próxima terça-feira numa iniciativa a realizar do lado português.
Corpo do artigo
Trata-se de uma ação de capacitação, designada "Mobilidade Urbana Sustentável", que decorrerá na Biblioteca Municipal de Valença, entre as 10 horas e as 12.30 horas.
Segundo comunicado divulgado pela câmara local, serão "abordadas a importância da mobilidade urbana sustentável, nos novos desafios das cidades, bem como a mobilidade inclusiva e os territórios para todos, a cargo de vários especialistas de mobilidade e planeamento do território". A apresentação do estudo de mobilidade urbana sustentável para as cidades de Tui e Valença, ficará a cargo de Paula Teles. "Este estudo contempla ações piloto que o município de Valença e o concello de Tui pretendem desenvolver através do plano de ação em matéria de sustentabilidade, com o intuito de vir a abranger toda a comunidade", informa o referido comunicado, indicando que a ação de capacitação "está aberta a todos os interessados" na mobilidade daquele território e "contará com a apresentação de boas práticas nacionais e internacionais, a fim de, a curto ou médio prazo, ativar uma mudança de mentalidades, cimentar novas formas de atuação e promover a mobilidade suave e a intermodalidade, especificamente no andar a pé, de bicicleta e em transportes públicos".
A iniciativa decorre no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade/2025, sob o tema "Mobilidade para todos" e o slogan "Combina e Move-te!". E insere-se na ação-piloto "Mobilidade Sustentável Transfronteiriça na Eurocidade Tui-Valença", do projeto REDE_GOV_MINHO, cofinanciado pelo Interreg VI-A Espanha-Portugal 2021-2027.