Valença e Tui avançam com primeiro transporte público transfronteiriço na Península Ibérica
Projeto-piloto com autocarro elétrico arranca até ao final do ano. Circuito terá 12 paragens nas duas cidades e pretende reduzir a circulação automóvel na ponte centenária.
Corpo do artigo
Os municípios de Valença e Tui (Galiza) vão avançar ainda este ano com um circuito de transporte público, em autocarro elétrico, que ligará as zonas urbanas das duas cidades, através da ponte centenária sobre o rio Minho. Trata-se de uma linha circular única, com dez quilómetros de extensão e 12 paragens. E que funcionará de meia em meia hora, sete dias por semana, entre as 8 horas e as 20.30 horas (9 horas/21.30 horas espanholas). Um dos objetivos é reduzir a circulação de automóveis na antiga ponte metálica.
De acordo com os autarcas dos dois municípios, que formam uma Eurocidade desde 2012, o serviço será gratuito e iniciará “até dezembro”, como projeto-piloto, durante um período experimental de três meses, mas o objetivo é depois dar-lhe continuidade em regime de concessão durante o segundo semestre de 2025. A iniciativa foi anunciada ontem (quarta-feira), com apresentação de um estudo desenvolvido para aquele território transfronteiriço pela especialista em mobilidade urbana, Paula Teles, que pugnou pela concretização daquele que, garantiu, será “o primeiro transporte desta natureza na Península Ibérica”.