Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) adjudicaram o estudo prévio de construção do Bus Rapid Transit (BRT), também conhecido como metrobus, pelo valor de 398.500 euros, mais IVA, anunciou esta quinta-feira a transportadora municipal.
Corpo do artigo
O trabalho será realizado pela mesma empresa que esteve na conceção do BRT no Porto, a GRID International Consulting Engineers.
Em comunicado, a administração dos TUB refere que o estudo prévio terá um prazo de execução de quatro meses e “pretende estabelecer todas as condições que irão compor o caderno de encargos do concurso público para conceção-construção de duas linhas de BRT”, que contam com um financiamento de 100 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Para assegurar este trabalho, acrescenta o comunicado, “foi selecionada uma equipa técnica multidisciplinar com comprovada experiência em obras similares e nos principais pressupostos técnicos à execução do projeto, traçado rodoviário, arquitetura e inserção urbana, estudos de mobilidade e tráfego, paisagismo e serviços afetados”.
Mudar mobilidade
Na perspetiva dos TUB, que serão responsáveis pela gestão do metrobus, o desenvolvimento deste sistema “é parte integrante da estratégia de mobilidade” da cidade e visa a “garantia de uma rede de transporte coletivo estruturante” em Braga, “contribuindo para uma efetiva transferência modal do transporte individual e para alcançar os objetivos nacionais e internacionais de transição energética”.
Nesta fase, conforme o JN já noticiou, serão construídas duas linhas, num total de 12,2 quilómetros. A linha amarela promoverá a ligação entre a zona sul da cidade (centro comercial Minho Center) e a estação ferroviária, enquanto a linha vermelha ligará a estação à Universidade do Minho e ao hospital. Segundo o projeto, ambas deverão começar a ser construídas em 2025 e em funcionamento no ano seguinte.
A intenção é que o serviço seja alargado aos centros comerciais E.Leclerc e Nova Arcada através de mais duas linhas, para as quais ainda não existe financiamento nem estimativa sobre quando poderão avançar.