O Núcleo de Proteção Ambiental das GNR das Caldas da Rainha anunciou esta quinta-feira ter detetado uma descarga ilegal de um efluente pecuário proveniente de uma exploração suinícola, diretamente para uma linha de água afluente do rio Tornada, na localidade de Alfeizerão, no concelho de Alcobaça.
Corpo do artigo
A operação decorreu na sequência de uma denúncia, que levou os militares da GNR a descobrir um tubo ligado a uma lagoa de depuração, que estava a poluir o curso de água.
Identificado o ponto de origem da descarga, foi levantado um auto de contraordenação em nome do proprietário da exploração, que seguirá para o Ministério Público. Este tipo de crime é punido com uma multa que pode ascender aos 144 mil euros.