Duas pessoas ficaram feridas com gravidade numa explosão na barragem de Salamonde, em Vieira do Minho.Um dos feridos "está em coma induzido" e o outro encontra-se "estável e fora de perigo", adiantou fonte envolvida nas operações de socorro.
Corpo do artigo
[HTML:googlemaps|barragemsalamonde.html|485|350]
O acidente terá ocorrido durante os trabalhos de demolição de uma estrutura temporária utilizada durante as obras na barragem.
Os dois homen feridos estavam a trabalhar com explosivos e foram já transportados para o hospital. Um chegou ao Hospital de Braga de ambulância, tendo o outro sido transferido de helicóptero para Hospital de São João, no Porto.
Segundo fonte da EDP, o acidente que feriu os dois homens ocorreu durante a "preparação" de uma carga explosiva para demolir uma estrutura de betão.
A EDP, avançou fonte oficial na empresa, vai "abrir de imediato um inquérito" para averiguar as circunstâncias concretas do acidente.
A obra naquela barragem, na qual trabalham cerca de 450 pessoas, destina-se à instalação de uma nova central hidroelétrica, explicou a referida fonte. O alerta da explosão foi dado às 10:48, disse fonte da Proteção Civil.
Localizada na bacia hidrográfica do rio Cávado, a barragem de Salamonde é uma estrutura em arco com 75 metros de altura e iniciou atividade em 1953.
A EDP anunciou já este mês obras de reforço de potência em várias das suas estruturas de produção de energia elétrica - incluindo Salamonde - que somam um custo estimado em 1,3 milhões de euros.