<p>James, Joss Stone e Daniela Mercury são apenas alguns dos muitos grupos/artistas que integram o cartaz da Expofacic, em Cantanhede, que vai custar quase um milhão e meio de euros e conta receber 360 mil visitantes.</p>
Corpo do artigo
"A Expofacic - Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede é o maior e melhor certame do género no país, a maior sala de espectáculos nacional e, nesta sua 19.ª edição, que decorre entre 24 de Julho e 2 de Agosto, apresenta o melhor cartaz de espectáculos de sempre". Quem o afirmou, ontem, na conferência de Imprensa de apresentação da exposição-feira, pleno de convicção de que "este ano vai ser mesmo para bater todos os recordes", foi o presidente da comissão executiva, José António Pinheiro.
Para atingir esse desiderato, a organização da Expofacic, conforme fez questão de sublinhar António Patrocínio Alves, conta com a "ajuda" da realização, na mesma altura e local, do "European People's Festival", que levará a Cantanhede representações de 15 países.
Aliás, é justamente por causa da presença dessa Aldeia Europeia que a quantidade de espaços de exposição (623), incluindo tasquinhas (43), é superior à da edição do ano passado.
João Moura, presidente da Câmara de Cantanhede, e António Patrocínio Alves, presidente da Inova (empresa municipal que organiza o certame), afirmaram-se convictos de que, este ano, a Expofacic irá ultrapassar o número de visitantes alcançado em 2008, ano em que foram vendidos 360 mil bilhetes, de acordo com fonte da autarquia.
Este ano, os preços dos bilhetes irão manter-se ao mesmo nível do ano passado. O bilhete geral irá custar 35 euros. O bilhete mais caro (dia 1 de Agosto) custará 15 euros. E durante oito dias do certame cada entrada custará apenas 2,5 euros.
O orçamento da feira é de um milhão e 280 mil euros, sendo que uma pequena fatia (pouco mais de 80 mil euros) é suportada pela Câmara Municipal.
"A feira tem de se auto-financiar. Não pode estar dependente de outras entidades. Estamos crentes que o certame vai produzir receita para cobrir as despesas", afirmou António Patrocínio Alves.
Este ano, a Expofacic vai ter dias temáticos dedicados ao Ambiente, mundo empresarial, agricultura e biotecnologia.