Uma falha de luz ocorrida no último domingo na zona norte do concelho de Guimarães obrigou a Unidade de Saúde Familiar (USF) Ara de Trajano a adiar a administração de 600 vacinas da gripe, com receio de que tivessem ficado inutilizadas.
Corpo do artigo
A quebra no fornecimento de energia resultou de uma avaria na rede da EDP e durou cerca de uma hora, ao final da tarde do passado domingo. Entre interrupções sucessivas, a vila de Caldas das Taipas ficou às escuras e a USF Ara de Trajano não conseguiu assegurar o pleno funcionamento do local onde estavam armazenadas cerca de 600 doses da vacina da gripe, que seriam administradas no início da semana.
Entretanto, após contacto da Junta de Freguesia local com a EDP, o fornecimento de energia foi reposto, mas subsistiam dúvidas sobre o estado das vacinas, que podiam estar danificadas. Na segunda-feira, os utentes a quem seriam administradas essas doses foram contactados e informados de que a toma estava suspensa.
O JN confirmou, entretanto, que o Agrupamento de Centros de Saúde do Vale do Ave, ao qual pertence a USF Ara de Trajano, submeteu algumas dessas doses a uma avaliação laboratorial que veio a confirmar que não ficou comprometida a eficácia das vacinas, iniciando-se desde logo a reprogramação das datas para a sua administração aos utentes. ~
Assim, a mesma fonte adianta que desde esta sexta-feira que os utentes já estão a ser novamente contactados no sentido de lhes ser indicada a nova data para as consultas em que serão vacinados.