A campanha de recolha de bens para ajudar o povo ucraniano, que começou há uma semana em Viseu, encontra-se suspensa.
Corpo do artigo
Os promotores da ação humanitária, a Câmara Municipal, o Instituto Politécnico de Viseu (IPV), a Associação Viriatos.14 e a Associação dos Ucranianos em Viseu decidiram suspender a iniciativa por falta de capacidade de armazenamento e de transporte.
"Agradecemos todas as cadeias solidárias que se formaram em prol da ajuda humanitária à Ucrânia. A ajuda tem sido de uma nobreza e solidariedade imensas! Contudo, estamos no limite da nossa capacidade de armazenamento e transporte", refere a rede humanitária.
Sem espaço e meios de transporte para fazer chegar à Ucrânia o material doado, os promotores da ação apelam à população para cancelarem "novas campanhas e as doações de momento".
"Voltaremos a solicitar [ajuda], quando voltarmos a ter capacidade de transporte. Daremos resposta às doações daqueles que já nos contactaram, mas solicitamos que não iniciem campanhas de recolha sem a prévia coordenação com a loja social IPV", acrescentam ainda.
Na sexta-feira já tinham sido recolhidas dez toneladas de ajuda, entre medicamentos, roupas e alimentos que, entretanto, já seguiram para a Ucrânia.