Cerca de uma centena de alunos da E.B. 1, 2, 3 de Fragoso, em Barcelos, voltou a manifestar-se esta segunda-feira de manhã contra a falta de um pavilhão gimnodesportivo na escola. Construída há 15 anos, o estabelecimento de ensino é o único do concelho sem um local próprio para os alunos fazerem Educação Física.
Corpo do artigo
"Quando chove, como ainda na semana passada, fazemos aulas nos cobertos, uma coisa minúscula que não dá para meia dúzia de nós. Ou é isso ou fazemos aulas à chuva, como já fizemos este ano, ou temos aulas teóricas", afirmava esta manhã, João Vilas Boas, do 9º ano.
Os protestos acontecem há vários anos e desta vez os alunos voltaram a encerrar o portão principal da escola com correntes e destruíram a fechadura como forma de protesto. "Isto assim não pode ser, temos colegas que já saíram de cá e que, quando chegaram a outras escolas, foram gozados, porque não sabiam fazer alguns exercícios de ginástica", acrescentava Fábio Sousa, que frequenta a escola de Fragoso há seis anos.
Em protesto desde as 8 horas, os alunos decoraram as grades com faixas de protesto, com dizeres como "pavilhão onde andas tu? Desaparecido".
Da direção da Escola de Fragoso ninguém se mostrou disponível para prestar declarações.
O protesto desta manhã, o primeiro deste ano letivo, promete terminar em Forjães, Esposende, onde esta tarde é esperado o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, para a inauguração do Centro Escolar.