O 5.º Fórum Económico Famalicão Made IN acontece na próxima segunda-feira, dia 22, em Famalicão, sob o tema “Inteligência Artificial e Criatividade. Pode a cópia superar o original?”.
Corpo do artigo
O encontro vai juntar o secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, o advogado e comentador político Luís Marques Mendes, a administradora da TMG, Isabel Furtado, a cientista, professora catedrática e a ex-ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato para debater questões relacionadas com a inteligência artificial e a forma como as tecnologias estão a transformar o cenário empresarial e económico.
Será a inteligência artificial capaz de nos ajudar a romper e ultrapassar barreiras, a revolver padrões e a explorar territórios desconhecidos? Quais são, ou deverão ser, os limites à utilização de um instrumento que, estando já impregnado no nosso quotidiano, parece ter um poder desmedido? Temos nas mãos uma ferramenta gozosa ou perigosa? Ou ambas? são algumas das questões que estarão em debate a partir das 14.30 horas, na iniciativa promovida pela Câmara de Famalicão e pelo JN/TSF.
Mário Passos, presidente da Câmara de Famalicão, Vitor Santos, diretor do JN, e o secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, vão abrir a sessão, seguindo-se a intervenção gravada do filósofo e ensaísta Daniel Innerarity, e depois fala Luís Marques Mendes.
“Criar, criar, criar. A Transição Digital é uma locomotiva” é o debate moderado por Manuel Molinos, diretor-geral digital do JN, que conta com as intervenções de Gil Sousa, cofundador da ESI-Robotics, Isabel Furtado, administradora executiva da TMG, Elvira Fortunato, professora Catedrática na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Lisboa, Pedro Santos, vice-presidente da ACEPI (Economia Digital Portugal), e Luís Borges Gouveia, professor catedrático na Universidade Fernando Pessoa. O vereador da Economia e Inovação da Câmara Municipal de Famalicão, Augusto Lima, encerra o fórum.
A iniciativa está inserida no 10.º aniversário do programa municipal Famalicão Made IN, que pretende aumentar a performance económica do concelho, captar investimentos e auxiliar os empresários no desenvolvimento dos seus projetos.