O Famafolk - Festival Internacional de Folclore de Famalicão começa na quinta-feira. Este ano, levará ao concelho grupos de folclore da Croácia, Espanha, Sérvia, México e Panamá.
Corpo do artigo
O certame é organizado pelo Grupo Etnográfico Rusga de Joane e, durante quatro dias, percorre palcos na cidade de Famalicão e nas vilas de Joane e Ribeirão, com o intuito de contactar com "tradições e culturas distintas" e com performances artísticas.
O festival abre às 21.30 horas, com um espetáculo do Grupo Etnográfico Rusga de Joane e do Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela de Viana do Castelo mas antes, pelas 14.30 horas, os grupos são recebidos na Câmara Municipal, e de seguida, decorre o workshop "Danças do Mundo", na Praça D. Maria II. No dia 2 de agosto, o Parque de Lazer de Ribeirão recebe a Gala Freguesias.
A Gala de Encerramento acontece no dia 3, às 21.30 horas, no Parque da Ribeira, em Joane, e contará com a atuação dos grupos estrangeiros mas também do Grupo Folclórico da Ponta do Sol, Madeira. O espetáculo contará com um momento de música e um de dança, altura em que todos os grupos se juntam para uma performance conjunta. No domingo, dia 4, haverá a "Cerimónia Ecuménica", na igreja e Joane, entre as 11 e as 12 horas.
“Depois do sucesso alcançado nas edições anteriores, o Famafolk regressa de 1 a 4 de agosto para mais uma vez oferecer ao público o melhor das danças e sonoridades de várias partes do mundo, através desta viagem cultural ao folclore nacional e internacional”, aponta o responsável do Grupo Etnográfico Rusga de Joane, Ricardo Mendes Azevedo em nota enviada à imprensa.
O Famafolk conta com o apoio do município de Famalicão, das junta de freguesia de Joane e de Ribeirão, da Federação do Folclore Português, da Fundação INATEL e da Associação CIOFF Portugal, do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado, da ENIF, Dar ideias.