Famalicão requalifica centro de investigação para impulsionar projetos científicos
O Centro de Investigação, Inovação e Ensino Superior (CIIES) de Famalicão, situado em Vale São Cosme, vai ser requalificado e dar lugar ao Famalicão IN Hub, uma estrutura dedicada à investigação e desenvolvimento de inovação.
Corpo do artigo
O objetivo é que tenha as portas abertas às instituições do ensino superior, entidades não empresariais do sistema de Investigação e Inovação, spin- offs e startups tecnológicas, instituições de interface entre universidades e empresas e instituições de grande intensidade em conhecimento científico e tecnológico.
Com esta transformação, o intuito do município famalicense é "criar um campus de referência em matéria de investigação dirigida às empresas da indústria transformadora, complementar e valorizar a capacidade instalada no território, fortalecendo o ecossistema local de inovação e atrair entidades do sistema científico e tecnológico, startups e spin-offs, criando todas as condições para trabalhar em conjunto e produzir conhecimento que seja transferido das universidades e unidades de investigação para o tecido empresarial".
“Queremos integrar todos os agentes de investigação e inovação neste novo espaço de forma a que o território seja cada vez mais gerador de conhecimento e, por esta via, gerador de riqueza”, explicou Mário Passos, presidente da Câmara de Famalicão na apresentação do In Hub.
Atualmente, o CIIES integra várias entidades como a Universidade do Minho, o Instituo Politécnico do Cávado e do Ave e o TECMEAT, num total de 13 laboratórios e 137 investigadores. Segundo a Autarquia "tem sido um importante polo de concretização da estratégia “do Made IN Famalicão ao Created IN Famalicão”, que alicerça a posição de Vila Nova de Famalicão enquanto Região Empreendedora Europeia 2024".