Meio ano depois do primeiro pedido de solidariedade, uma família de Braga voltou a criar uma campanha de angariação de fundos para suportar as terapias que o filho, diagnosticado com autismo moderado a severo, precisa para ganhar autonomia.
Corpo do artigo
Melanie Fernandes, mãe da criança de três anos, diz que são necessários cinco mil euros para pagar sessões durante os próximos sete meses.
"No Serviço Nacional de Saúde acho que dão uma sessão por semana, mas nem a isso estou a ter acesso. A lista de espera é muito grande", lamenta a mãe de Alexandre. No privado, são necessários 30 euros por cada sessão de terapia da fala e 35 euros para terapia ocupacional, adiantou.
"São cerca de 700 euros por mês, porque ele precisa de duas a três vezes por semana", contabiliza a progenitora, que assume o papel de cuidadora informal. O marido, adianta, "ganha perto de 800 euros", mas a renda da casa "é de 550 euros". Têm, ainda, mais três filhos.
O pequeno Alexandre é totalmente dependente dos pais, desde a alimentação à higiene.
Donativos via Internet ou IBAN
Até ontem, a campanha para ajudar Alexandre Fernandes, ainda, só tinha angariado 45 euros. A família disponibiliza, ainda, o IBAN da conta para quem quiser contribuir: PT50 0007 000000 5404 2133 9 23.
As terapias são importantes para o menino "estimular a socialização e a verbalização", refere.