A morte de dois jovens, ao final da tarde de sábado, em consequência de um acidente de viação ocorrido em Vale de Cambra, deixou as populações de onde são naturais as vítimas mortais em grande consternação.
Corpo do artigo
O acidente ocorreu cerca das 18.50 horas, numa zona de curva da EN 224, freguesia de Macieira de Cambra. Vitimou Ana Filipa Bastos, de 23 anos, e António Pedro Rodrigues Gonçalves, de 21 anos. Outras quatro pessoas ficaram feridas, três das quais com gravidade.
Na cidade de Vale de Cambra, onde residia Ana Filipa Bastos, todos lamentam a morte da jovem "carinhosa" e "muito amiga".
A casa da família chegavam amigos e familiares ao longo de todo o dia para tentar minimizar a dor dos pais e dos dois irmãos perante o inesperado e trágico acontecimento.
A jovem estaria de regresso a casa dos pais quando ocorreu o fatídico acidente.
Já no lugar de Vale de Maceira, em Lousã, onde é natural António Pedro Rodrigues Gonçalves, repetia-se o ambiente de dor em casa dos pais e das duas irmãs.
Também o Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra, onde o jovem frequentava a Licenciatura em Design e Multimédia, comunicava nas redes sociais a sua "profunda tristeza", pela morte do estimado aluno.
"Este prematuro desaparecimento será profundamente sentido pela família DEI e por todos aqueles que tiveram a oportunidade de conhecê-lo. Neste momento difícil, os nossos pensamentos estão com sua família e amigos próximos, que sofrem a dor desta perda irreparável", refere a Universidade.
Lembra que se tratava de "um jovem talentoso e promissor, que será lembrado como um exemplo de dedicação e perseverança. Que sua memória continue viva entre nós".
As vítimas mortais seguiam em diferentes carros, quando ocorreu o acidente. A violência da colisão fez com que ficassem encarcerados.
Os meios de socorro ainda tentaram reverter a paragem cardiorrespiratória em que ambos se encontravam, mas apesar dos esforços, o óbito acabaria por ser declarado no local pela equipa médica.
Os restantes quatro feridos, três em estado grave e que seguiam na viatura de António Pedro Rodrigues Gonçalves, foram assistidos e, depois de estabilizados, encaminhados para as unidades hospitalares.
Dois foram para o Hospital S. Sebastião, na Feira, com acompanhamento dos técnicos da SIV. Os outros dois, mais graves, foram para o Hospital de Gaia, com acompanhamento médico.
Uma equipa de técnicos psicológicos do INEM foi também destacada para o apoio a alguns dos amigos que ali se dirigiram.
Estiveram no local os bombeiros de Vale de Cambra, auxiliados pelos bombeiros de Oliveira de Azeméis, assim como equipas da VMER da Feira e SIV de Oliveira de Azeméis, num total de 32 operacionais e 13 viaturas.