O diretor do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Aveiro, Mário Oliveira, demitiu-se na sequência do encerramento da Urgência deste serviço desde as 8.30 horas de ontem, até às 8.30 horas de segunda-feira, confirmou ao JN a presidente da Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Aveiro, Margarida França.
Corpo do artigo
Os encerramentos, explicou esta quinta-feira Margarida França, são “justificados pela total recusa dos médicos especialistas em realizar horas extraordinárias, para além das obrigatórias”.
Margarida França confirmou ainda que a escala deste mês prevê encerramentos do mesmo serviço em outros dias, mas não quis adiantar quais, porque diz acreditar que será ainda possível “evitar o fecho em alguns dias”.
Questionada pelo JN, a presidente da ULS confirmou ainda que, na sequência deste problema, a diretora clínica, Teresa Vaio, “ponderou pedir a demissão, mas não a concretizou”.
A responsável garante que o Conselho de Administração continua a fazer “todos os esforços para ultrapassar a situação”, lamentando o prejuízo que está a causar à população.
As mulheres da região que necessitem da Urgência de Obstetrícia estão a ser reencaminhadas, após ligarem para a linha SNS, para outros hospitais, nomeadamente para os da ULS de Coimbra.