A abertura da Viagem Medieval, que traz milhares de pessoas a Santa Maria da Feira, terá uma novidade na noite de 29 de julho: um espetáculo contemporâneo, intitulado “Filhos da Viagem”, reunirá dança, música, vídeo e fogo num tributo a todos os que constroem, vivem e perpetuam este evento desde 1996.
Corpo do artigo
Num ano particularmente simbólico que evoca a criação do Condado da Feira por D. Afonso V, a Viagem Medieval estreia uma celebração inédita na véspera da sua abertura oficial. Segundo a Câmara da Feira, esta é uma homenagem a “todos os construtores da recriação histórica e a todos os feirenses que nasceram e cresceram com a Viagem Medieval”. Longe de uma recriação histórica, o espetáculo é uma evocação contemporânea dos valores medievais, como a coragem, cooperação e identidade, interpretados como alicerces de um futuro coletivo. A narrativa parte da figura simbólica de um arquiteto moderno que encontra, nas memórias do passado, o esboço de uma cidade sonhada.
"A Viagem Medieval é, sem dúvida, um dos grandes acontecimentos nacionais e muito poucos municípios do país se poderão orgulhar de um envolvimento coletivo como o que temos em torno de um evento que é unificador na sua diversidade e, sobretudo, transformador de vidas e percursos”, sustenta o presidente da autarquia, Amadeu Albergaria.
Inscrições abertas
Aumento nas vendas antecipadas de pulseiras
A Viagem Medieval continua a atrair milhares de visitantes, com um crescimento significativo na venda antecipada de pulseiras. Na primeira fase de pré-venda, encerrada a 29 de junho, foram vendidas 6300 unidades – quase o dobro do ano anterior –, sem contar com os 30 pontos de venda espalhados pela região. A segunda fase decorre até 20 de julho, com a Pulseira de Acesso a 10 euros e a Pulseira Real a 13 euros. Esta última, lançada em 2023, garante entrada em atrações exclusivas como o Castelo d’el Rei e o espetáculo “Discurso do Rei”.
As pulseiras, personalizadas com o ano e o reinado da edição, são também peças de coleção ou oferta. Este ano, destacam a criação do Condado da Feira por D. Afonso V. A Câmara Municipal da Feira distribuiu gratuitamente 15 mil Pulseiras de Acesso a todos os alunos do concelho. Também estão disponíveis packs promocionais com pulseiras, magnetos e descontos para grupos ou ofertas especiais. Para visitas de um só dia, há bilhetes individuais entre cinco e sete euros.