Foram muitas as pessoas marcaram presença no espetáculo "Filhos da Viagem" realizado na noite desta terça-feira, no Terreiro das Guimbras, antecipando o arranque oficial da Viagem Medieval, que decorre até 10 de agosto no centro histórico de Santa Maria da Feira. A evocação ao reinado de D. Afonso V conta com mais de duas mil pessoas envolvidas diariamente nas mais variadas áreas do evento.
Corpo do artigo
O espetáculo contemporâneo "Filhos da Viagem", com direção artística de Patrícia Pires, da companhia feirense All About Dance, foi uma sentida homenagem a todos os que ao longo dos anos contribuíram para o crescimento deste projeto cultural. Com uma forte carga simbólica, emocionou os presentes com a entrada em cena de centenas de "filhos" da Viagem Medieval - bebés de colo, crianças, adolescentes e jovens nascidos desde 1996, ano da primeira edição - todos vestidos de branco e com luzes nas mãos, representando o futuro e a esperança.
Num ambiente de grande comoção e celebração, o público juntou-se às margens do rio Cáster para testemunhar este momento marcante, que serviu também como cerimónia inaugural da edição deste ano.
Oficialmente, a Viagem começa na noite desta quarta-feira. Os visitantes já podem usufruir, em pleno, da programação com 96 espetáculos diários distribuídos por seis praças e 18 áreas temáticas. A estes juntam-se 17 tabernas, dois restaurantes medievais e 60 regatões, que garantem uma oferta gastronómica rica e diversificada. Com novos conteúdos, guiões e bandas sonoras, esta edição promete surpreender pela sua "inovação e autenticidade".
"O Discurso do Rei"
Um monólogo intenso e desafiante, protagonizado pelo ator Sérgio Oliveira a partir de textos escritos pelo historiador Joel Cleto (todos os dias, às 23h00, no Castelo da Feira).
Mercado aberto à Viagem
Esta edição será marcada pelo regresso dos cortejos temáticos diários e do espaço do Mercado Municipal após obras de reabilitação.