Arranca esta quinta-feira e prolonga-se até domingo mais uma edição da Feira Medieval de Barcelos, uma iniciativa da autarquia em conjunto com a Associação Burgo Divertido. O centro histórico veste-se a rigor com trajes de época, aromas de especiarias e o som dos trovadores. Faz o tempo recuar umas centenas de anos.
Corpo do artigo
Sob o lema “Dom Nuno Álvares Pereira, 7.º Conde de Barcelos”, o evento, com lugar de destaque no panorama das recriações históricas em Portugal, promete uma programação ainda mais envolvente. Com início oficial marcado para as 18 horas, na avenida da Liberdade, a cerimónia de inauguração contará com a participação de figurantes, nobres e músicos, dando o mote a quatro dias de intensa animação.
Durante o certame, o centro histórico será palco de peças de teatro, torneios medievais e cortejos régios e populares. Terá também um mercado medieval com artesãos ao vivo, espetáculos de fogo, danças, música antiga e tabernas com iguarias da época.
Com entrada livre, a Feira Medieval de Barcelos pretende proporcionar uma autêntica experiência imersiva a visitantes de todas as idades, promovendo, simultaneamente, o património histórico local e o dinamismo cultural do concelho.
Durante o evento, haverá condicionamentos e cortes de trânsito no largo D. António Barroso, na rua Joaquim Gaiolas e na rua Faria Barbosa (acesso ao Jardim das Barrocas). Na linha TUBA U1, serão suprimidas as paragens do Tribunal, Câmara e Barcelinhos centro.