<p>Uma centena de expositores, metade dos quais de queijarias nacionais (a maioria alentejanas), marca presença até amanhã na nona edição da Feira do Queijo do Alentejo, em Serpa, este ano com a novidade da presença de uma empresa da República Checa. </p>
Corpo do artigo
O certame é organizado pela Câmara Municipal de Serpa e conta, entre outras, com as colaborações da Associação de Criadores de Ovinos do Sul, Confraria do Queijo de Serpa e Escola Profissional. O principal objectivo é, de acordo com o presidente da autarquia, João Rocha, "promover um produto de referência da região e permitir a abertura de mais queijarias familiares".
O autarca revelou ao JN, que aproveitando esta iniciativa, vão ser dados "os passos necessários para a criação" da Associação de Municípios Produtores de Queijo Tradicional, visando dois grandes objectivos: a realização de certames temáticos e conseguir verbas comunitárias para apoiar os produtores tradicionais.
Além das melhores queijarias dos concelhos alentejanos, os visitantes podem encontrar queijos da Serra da Estrela, Canas de Senhorim, Vila Velha de Rodão e Celorico da Beira, além de enchidos, mel, pão e azeite.
"Esperamos perto de 50 mil visitantes", disse o edil, recordando que o ano passado "foi excepcional na venda". Paralelamente, justifica que o sucesso da feira "tem levado à criação de pequenas empresas e a mais postos de trabalho". E recorda que do queijo de Serpa, "vivem milhares de pessoas".