"Sunset" encheu duas praças, mas uma das associações diz que o benefício é só para quem vende bebidas.
Corpo do artigo
A "sunset party", uma festa ao pôr do sol, organizada pela Associação Vimaranense de Hotelaria (AVH), anima o Largo do Toural, mas a enchente não convence a Associação do Comércio Tradicional de Guimarães (ACTG), que defende a reposição da Noite Branca, "melhor para toda o tipo de comércio".
Cristina Faria, presidente da ACTG, afirma que "este "sunset" não beneficia por igual todos os setores económicos". Para a proprietária de uma loja de lingerie e roupa interior, na Rua de Santo António, "o "sunset" é um tipo de festa que só atrai gente nova que quer ouvir música e beber uns copos". Por esta razão, a ACTG defende que esta não é a melhor solução para potenciar o comércio na cidade. " Só traz benefício aos estabelecimentos que vendem bebidas", afirma.
A ACTG quer ver reposta a Noite Branca, "um evento que atrai famílias, pessoas de todas as idades e se espalha pela cidade, ao contrário do "sunset", que fica restrito aos locais onde é passada a música", defende. Cristina Faria aponta os exemplos de Pevidém, Vizela ou Braga, "que organizam noites brancas, para onde os nossos clientes fogem". A representante do comércio tradicional mostra-se surpreendida por o "sunset" ter ressurgido "depois de em 2019 terem decidido que acabaria em virtude das queixas dos moradores pelo ruído".
Para José Diogo, presidente da Associação Vimaranense de Hotelaria, "foi uma aposta ganha". O representante do setor dos bares, restaurantes e hotelaria desvaloriza as criticas da ACTG e defende que o Largo do Toural, "da forma como esteve cheio de gente", fala por si. "O que se viu na cidade, no sábado, foi muito bom para todo o comércio", acrescenta.
MUNICÍPIO APOIA
A Câmara de Guimarães, que apoiou a organização, esclarece que a Noite Branca já tinha sido retirada do contrato-programa firmado entre o Município e A Oficina, "pelo que deixaria de se realizar de qualquer forma".
Segundo o vereador da Cultura, Paulo Lopes Silva, "em 2019, o Sunset Praça, tradicionalmente realizado na Praça de Santiago, foi expandido para o Largo da Oliveira. Depois do sucesso desse ano, quisemos fazer desta edição um evento que pudesse ser ainda mais abrangente em termos de espaço e de públicos".