Com a enchente da Noite Branca de Gondomar bem presente na memória, os comerciantes esperam que este seja um fim de semana em grande na Festa de Nossa Senhora do Rosário, também conhecida como Festa das Nozes. Com as bancas rechedas, só o preço do vinho doce subiu ligeiramente.
Corpo do artigo
O coração da festa bate agora mais forte na envolvente do Parque Urbano de Gondomar, e sente-se que a romaria além de ter crescido ganhou a organização há muito esperada.
Numa das extremidades do parque , de olhos postos na igreja matriz, e gozando de um passeio bem largo, as doceiras vão dispondo os bolos pelas bancas. Alguns ainda nas caixas, chegam ao clientes ainda mornos e difícil é resistir a tanta qualidade. Há também por ali as rainhas da festa, as nozes, "portuguesas a seis euros e chilenas a sete e meio", esclarece Maria José Araújo, 56 anos, enquanto as abre para mostrar a diferença da qualidade. "As chilenas são mais perfeitas, mas dizem que as portuguesas são mais saborosas", explica.
Há produtos para todos os gostos e carteiras, não faltando mel, castanhas, nabos de fazer cobiça (o molho a três euros), e o tradicional vinho doce, "a única coisa cujo preço subiu ligeiramente, porque há pouco".
A ajudar a mãe, Isabel, sabe que “os fins de semana são sempre melhores para o negócio”, mas admite que se pudesse pedia para voltar a ter a banca no Largo do Souto. “Aqui à semana não se vê ninguém a pé, enquanto lá temos o terminal de autocarros mesmo em frente”.
Fonte do Município justificou a mudança para “ir de encontro ao pedido das vendedoras de estar mais perto do coração da festa”.
"Que não chova"
Hélder Dias, da Trofa com o carrossel montado no antigo recinto da feira, só pede “que não chova”, porque sabe que esta é “uma festa jeitosa” em termos de público.
Na manhã desta sexta-feira, Anabela Moreira, do Peso da Régua, era das poucas que já tinha a banca da louça montada na Rua Ala Nun’Álvares. “Esta festa traz muita romaria, ainda que quem compre peça sempre um descontinho”.
Nesta altura, o mercado municipal de S. Cosme acolhe ainda a Feira das Tasquinhas.