Este domingo à tarde será feita a recriação do confronto histórico no campo de batalha de Aljubarrota.
Corpo do artigo
Alcobaça transformou-se, a partir deste sábado e até ao próximo dia 15, numa cidade medieval. A organização desta recriação é feita pela Câmara de Alcobaça e a Junta de Freguesia de Aljubarrota. A feira medieval oferece iguarias da época, como carnes no espeto, sopas tradicionais, o afamado pão da padeira, queijos, enchidos, doces, compotas, vinhos e licores.
O programa do evento contempla, quase todos os dias às 22 horas, espetáculos temáticos, teatros históricos (às 22.30 horas) e espetáculos de fogo (às 23 horas). Para além destes, os visitantes encontram artes de rua, mostras de armas, tavernas medievais, danças e meneios, cortejos, torneios e justas e um acampamento militar. Para a celebração dos 639 anos da Batalha de Aljubarrota, será feita, este domingo às 18 horas, uma recriação no campo de batalha.
Entrada Livre
Ontem, o dia foi dedicado a D. Martim Aires de Ornelas. Este domingo, é o dia da Batalha de Aljubarrota. O terceiro dia do evento será dedicado a D. João I. O dia 14 é de S. Jorge e o último, dia 15, à padeira de Aljubarrota.
O evento de Aljubarrota Medieval é de entrada livre. Este domingo, o acesso gratuito ao recinto poderá ser feito do meio-dia à meia-noite. Nos dias 12, 13 e 14 de agosto, os horários de entrada livre são das 18 horas à meia-noite e, no último dia do certame, a entrada livre faz-se no horário das 13 às 20 horas.