A primeira edição do Festival de Percursos Pedestres decorre este fim de semana, em Alijó, e inaugura uma rede municipal de 200 quilómetros de trilhos, nos vales dos rios Tua e Douro. De acordo com a Câmara Municipal, a rede passa a contar com 20 percursos pedestres. Estão abrangidas as 14 freguesias no concelho.
Corpo do artigo
"O projeto chama-se 'Alijó a Caminhar'. Iniciou-se há três anos com uma candidatura ao programa Leader da Associação Douro Histórico. Abrem agora 17 novos trilhos, que se juntam aos três já existentes. No total são cerca de 200 quilómetros", destaca o presidente da autarquia alijoense, José Paredes.
Este sábado vão ser apresentados os primeiros três novos percursos, que podem ser calcorreados durante o fim de semana: Alijó-Favaios (10,5 quilómetros), Pinhão-Miradouro de Casal de Loivos (9,8 quilómetros) e União de Freguesias do Pópulo e Ribalonga-Santuário Nossa Senhora da Boa Morte (10,8 quilómetros). Segundo José Paredes, a ideia foi "ter um por cada subzona do concelho, ou seja, montanha, área de transição e Douro".
O turismo de Natureza tem cada vez mais procura e Alijó não quer ficar arredado desta tendência, mostrando aos turistas "desde os lugares mais recônditos às paisagens magníficas, dos miradouros ao património arqueológico e religioso, entre outro".
Os 20 percursos estão homologados, sinalizados e disponíveis para quem quiser caminhar ou correr por eles. Os participantes neste fim de semana vão ser acompanhados por guias profissionais e terão direito a um kit do evento, que inclui seguro, t-shirt, água e fruta.