Cinco concelhos do Nordeste Transmontano vão transformar a região na capital do balonismo entre 26 e 30 de abril graças ao Sabor & Vilariça Balloon Fest. Esta será a primeira edição do Festival Internacional de Balonismo, que o presidente do Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins, acredita que pode "alavancar" o território, com um produto diferenciado e capaz de dinamizar estes concelhos de baixa densidade populacional.
Corpo do artigo
O evento envolve os municípios de Macedo de Cavaleiros, Alfândega da Fé, Mogadouro, Torre de Moncorvo e Vila Flor, com o apoio do Turismo do Porto e Norte de Portugal.
Até agora está assegurada a presença de 15 balões. Há atividades nos vários concelhos, nomeadamente batismos em balão de ar quente, voo livre de balões e animação noturna.
"O festival tem todas as condições para ser uma iniciativa anual e de cariz internacional", referiu o presidente da Associação de Municípios do Baixo Sabor, Eduardo Tavares.
Os turistas portugueses e espanhóis estão na mira dos autarcas, especialmente os da região de Castela e Leão graças à oferta natural da região, nomeadamente os Lagos do Sabor, o território da Reserva da Biosfera Meseta Ibérica e as Terras de Cavaleiros.
Para Guido Santos, responsável da Windpassenger, empresa que integra a organização do festival, o objetivo central passa por "criar um evento mágico localizado num território, também ele, mágico".