Ao longo da ribeira da Balsa, em Aveiro, este sábado será marcado pela festa da natureza. O “Festival dos Rios” chega ao parque da Balsa e ao Centro Cultural de Eixo com uma programação que incluí uma caminhada interpretativa pela linha de água, oficinas interativas com base no tema da biodiversidade e jogos populares.
Corpo do artigo
O dia é dirigido às famílias e aos jovens em particular, mas a Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) convida a participar qualquer curioso pelo ecossistema local. A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição.
O programa de atividades é, na verdade, o palco secundário da iniciativa. O “Festival dos Rios” serve de culminar a um projeto que já se vem desenvolvendo com jovens portugueses há mais de dois anos. Será este sábado, durante o evento, que os envolvidos terão oportunidade de apresentar o projeto e os resultados obtidos à população, bem como abrir o debate a todos.
Tudo começou em fevereiro de 2022, quando o Projeto RIDE chegou a Portugal, através da ASPEA. A associação ambiental “escolheu a Ribeira do Balsa e o Agrupamento de Escolas de Eixo, juntamente com a Junta de Freguesia de Eixo, para desenvolver o projeto”, tendo levado até aos jovens da região palestras, conversas e atividades sobre o estado de saúde do ecossistema do ribeirinho da Balsa e da ligação histórica da Ribeira e do rio Vouga à comunidade.
A comunidade escolar é a protagonista, uma vez que os alunos foram desafiados a pensar em problemas neste ecossistema e as respetivas soluções. Outro ponto importante foi promover o diálogo entre estes alunos e as entidades públicas e governamentais, de forma a que as ideias saíssem do papel para a ação.
O Projeto RIDE (sigla para “River of IDEas”, em português “rio de ideias”) é uma ação no âmbito da iniciativa Erasmus e o evento já aconteceu cinco vezes em solo italiano. Avança agora, além de Portugal, na Eslovénia, Grécia e Alemanha.
No “Festival dos Rios”, este sábado, serão apresentados durante a tarde os resultados obtidos durante os dois últimos anos. No final, junto com especialistas, a comunidade é convidada a participar, quer seja para aprender ou para partilhar ideias e dúvidas. Para o futuro, a responsável do Projeto RIDE em Portugal tenciona aplicar a iniciativa noutros locais do país, procurando outros municípios e áreas disponíveis para os acolher.