População de Lamego e de Castro Daire saiu de casa para ver as primeiras gravações da megaprodução de Hollywood. Haverá mais até ao fim do mês.
Corpo do artigo
Os últimos dias foram de grande agitação em Lamego e Castro Daire, com pessoas de binóculos e carros parados junto a algumas entradas da autoestrada 24 (A24) na tentativa de verem as primeiras gravações do filme "Fast X", o último da "Velocidade furiosa X".
As viaturas da megaprodução de Hollywood, que tem Portugal como um dos cenários, chegaram a formar filas de "centenas de metros" na A24, segundo o presidente da Câmara de Castro Daire, Paulo Almeida. A autoestrada esteve cortada em alguns troços, condicionamentos que se repetirão até ao final do mês.
A equipa do "Fast X" ainda anda a estudar os melhores ângulos para as cenas de uma das maiores sagas cinematográficas, mas já chama a atenção de muitos. "Noutro dia, havia centenas de pessoas concentradas a procurarem a melhor posição para verem os atores e os carros, foi um grande aparato. Nem acreditavam ser possível, perguntavam se ia mesmo acontecer", conta ao JN o presidente da Câmara de Castro Daire.
Enorme logística
Paulo Almeida diz que os efeitos na economia local já se sentem, por exemplo, no arrendamento de espaços pela produção do filme onde têm estacionadas "centenas de viaturas", desde os carros usados pelas estrelas Vin Diesel e Jason Momoa, aos veículos de apoio. "É uma enorme logística", diz o autarca, que acredita que nos próximos dias "o impacto será ainda maior".
O presidente da Câmara de Lamego, Francisco Lopes, também espera mais pessoas nas próximas semanas. "A equipa envolvida na produção irá triplicar ao longo deste mês, e aí já estamos a falar de várias centenas de pessoas com uma estadia prolongada", explica.
As filmagens obrigaram ao encerramento de alguns troços da A24 que se repetem nas próximas semanas novamente em Castro Daire e em Lamego e ainda em Vila Pouca de Aguiar e Régua. Segundo os autarcas, os constrangimentos não têm causado prejuízos significativos.
"Há trânsito dificultado pelo corte da autoestrada e admito que também por causa de algumas pessoas que se dirigem para tentar ver, que acabam por provocar algum retardamento, mas sem grande transtorno", garante Francisco Lopes.
Duplo faz sucesso no Tik Tok
Nas redes sociais, várias pessoas têm partilhado vídeos das filmagens do "Fast X" em diferentes entradas da A24. Num dos que foi publicado na rede social Tik Tok é possível ver um duplo do ator Vin Diesel a fazer manobras com o carro e a acenar a quem o filmava depois de levantar dois dedos da mão, possivelmente a informar que não era o Vin Diesel. Já conta com 75 mil e 400 visualizações.
Custo
São 286 os milhões de euros, não incluindo gastos em marketing e publicidade, que fazem o orçamento do filme. Além de Portugal, a rodagem também acontece no Reino Unido e em Itália. A atriz portuguesa Daniela Melchior vai entrar na película.