O incêndio florestal que lavra no concelho da Sertã desde sexta-feira foi dado como dominado nesta manhã de domingo. Há 26 feridos ligeiros, mas os estragos estão por contabilizar.
Corpo do artigo
Bombeiros, sobretudo, mas também alguns civis foram assistidos devido a inalação de fumos e pequenos traumas, disse ao JN a adjunta de operações da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Patrícia Gaspar.
O incêndio, que atingiu uma zona de matos e pinhal, com povoações dispersas, foi dado como dominado pelas 9.50 horas, altura em que se mantinham no terreno, em operações de extinção e rescaldo, 770 operacionais, apoiados por 260 veículos e quatro meios aéreos.
As chamas afetaram várias estruturas, entre elas, casas devolutas, anexos de apoio à atividade agrícola e um estaleiro elétrico da empresa Santos e Cordeiro, no qual estavam algumas viaturas que terão ardido, informou Patrícia Gaspar.
Há indicação de que pelo menos uma primeira habitação terá sido consumida pelo incêndio, mas é algo a ser confirmado, com o levantamento dos estragos, que está a decorrer, revelou a mesma fonte.
O IC8 foi reaberto ao trânsito pelas 7.30 horas deste domingo.