Um foco de fumo obrigou, na manhã deste domingo, à evacuação de um prédio na Rua Alexandre Braga, na Baixa do Porto. Um gato que se encontrava num dos apartamentos foi encontrado morto, devido à inalação de fumos.
Corpo do artigo
O alerta foi dado às 8.30 horas e foram mobilizados para o local 12 operacionais do Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto, com três viaturas. A PSP também esteve na ocorrência.
Segundo o JN apurou, seis inquilinos que se encontravam no edifício, mas que não se terão apercebido do fumo, foram retirados dos apartamentos por precaução. O alerta terá sido dado às autoridades por moradores de prédios vizinhos, que terão avistado o fumo que saía continuamente de uma chaminé.
Ao chegarem ao local, os bombeiros aperceberam-se que, além do fumo, havia um pequeno foco de incêndio num apartamento. O incêndio terá começado numa conduta e ficou circunscrito à zona da cozinha de um apartamento T0, ao nível do 1º andar, virado para as traseiras do prédio. As inquilinas, duas jovens brasileiras, estavam ausentes há algum tempo da habitação, que ficou com a cozinha bastante danificada. Serão agora realojadas noutro apartamento que também é propriedade do mesmo senhorio. O gato que acabou por morrer devido à inalação de fumos encontrava-se no apartamento arrendado pelas jovens.
O incêndio não atingiu as restantes seis habitações do edifício, um imóvel de traça antiga, com dois andares e águas furtadas, que foi reconvertido para arrendamento habitacional.