Autarquia antecipa em cinco dias pagamento de salários.
Corpo do artigo
Os cerca de dez mil funcionários da Câmara de Lisboa receberam, esta terça-feira, pela primeira vez, no dia 20. Depois do atraso dos salários em junho devido a "problema técnicos", o vice-presidente da Câmara de Lisboa, Anacoreta Correia, prometeu antecipar em cinco dias o pagamento dos ordenados aos trabalhadores do município, uma promessa concretizada agora. Os trabalhadores, que costumavam receber a dia 25 de cada mês, passam assim a receber no mesmo dia que a maioria dos funcionários públicos.
Há dois meses, em julho, os trabalhadores da Câmara de Lisboa receberam um email da Direção Municipal de Finanças a informar que por razões "estritamente de ordem técnica" não era possível o processamento dos vencimentos no dia habitual, o que veio a acontecer no dia seguinte. A Câmara lamentou "muito esta situação, que não foi oportunamente detetada e comunicada" e "todos os inconvenientes que possam daqui emergir para cada um".
Promessa cumprida
Na altura, contacto pelo jornal "Expresso". Anacoreta Correia, responsável pelo pelouro das Finanças, prometeu mudanças. "Já dei instruções às finanças e aos recursos humanos para que a Câmara antecipe o dia de pagamento, em linha com o que se faz na administração central", disse.
Esta terça-feira, fonte da Câmara de Lisboa avançou ao JN que "os salários foram pagos e, pela primeira vez, os funcionários passam a receber ao dia 20 de cada mês", uma situação que passará a ser recorrente todos os meses.