A interdição de praias fluviais e marítimas e a criação de novas linhas telefónicas para atendimento aos munícipes são algumas das medidas anunciadas pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia no âmbito da contenção da pandemia Covid-19.
Corpo do artigo
Em comunicado, a Câmara de Vila Nova de Gaia avança que determinou "a interdição das praias fluviais e marítimas", decisão que está a comunicar às respetivas entidades, nomeadamente Polícia Marítima e Polícia Municipal.
Apesar de não ter competências para atuar nestes locais, a Autarquia desaconselhou a frequência de centros comerciais e demais zonas de acesso público fechadas, apelando a que a frequência destes espaços seja "cingida ao estritamente necessário", e ainda apelou a um "acesso condicionado a feiras e mercados ao ar livre, prioritariamente para suprir necessidades estritas".
A Câmara de Vila Nova de Gaia também anunciou que vai "promover uma alteração orçamental para promover o reforço de verbas adstritas a necessidades decorrentes deste momento" e está a criar novas linhas telefónicas, a funcionar a partir de segunda-feira, para atendimento aos munícipes de forma a evitar deslocações aos serviços municipais.
Na mesma nota, também é anunciado que foi criado "um regime de turnos e teletrabalho", tendo sido estabelecido um "desfasamento horário entre turnos", bem como "a ausência de contacto entre os mesmos em serviços básicos como Bombeiros Sapadores e Polícia Municipal, entre outros.
O envio às entidades competentes de um ponto de situação técnico sobre as escolas do concelho, decorrentes dos contactos tidos com agrupamentos e associações de pais, que comunicam à autarquia que o encerramento das escolas é fundamental, é outra das medidas hoje anunciadas. A estas medidas soma-se a decisão de adiar todos os procedimentos de provas públicas de concursos.
Equipamentos encerrados
Também está determinado o encerramento, a partir de sexta-feira e por tempo indeterminado, de todos os pavilhões municipais, estádios municipais e outros equipamentos desportivos municipais ou de gestão municipal. Os equipamentos culturais municipais, incluindo museus, biblioteca e arquivo, também estarão fechados, estando igualmente suspensos todos os eventos municipais ou com apoio municipal. Na terça-feira, já tinha sido decretado o encerramento das piscinas e auditórios, a hospedaria do Parque Biológico e o Centro de Alto Rendimento, bem como as atividades da Academia Sénior. Durante o período de encerramento, estes equipamentos municipais serão alvo de intervenções de higienização, desinfeção e manutenção.
"Agradecemos a compreensão de todos e a adoção, por cada um, dos comportamentos aconselháveis face à gravidade do problema, colocando o civismo e a responsabilidade cidadã e a saúde pública em primeiro lugar", termina a nota da autarquia.