A Câmara de Gaia vai criar um posto para os munícipes poderem fazer testes da doença Covid-19 e já colocou ao dispor do Centro Hospitalar Gaia/Espinho os pavilhões municipais para a permanência de doentes.
Corpo do artigo
Numa intervenção em direto, esta terça-feira à tarde, através do Facebook, o autarca gaiense Eduardo Vítor Rodrigues afirmou que, a partir da próxima sexta-feira, haverá um posto para a realização de testes da Covid-19, numa iniciativa em coordenação com a ARS Norte.
11943696
O posto será instalado num parque na Rua 14 de Outubro, nas traseiras da Praceta 25 de Abril, em frente às instalações da PSP, e terá acesso quem tiver "indicação médica" para ser avaliado.
Também foi referido que os pavilhões municipais ficam, "desde já", ao dispor do Centro Hospitalar Gaia/Espinho para a "permanência de doentes", em alternativa a tendas.
Os profissionais do hospital, assim como dos centros de saúde gaienses, vão usufruir do desconto de 50% na fatura da água, relativa aos meses de abril e maio. Também estão abrangidos por esta medida os agentes da PSP, GNR e Polícia Municipal, bem como os bombeiros.
Para os trabalhadores em geral que vão passar a usufruir só 66% do salário, a Autarquia garante um desconto de 34% nas faturas da água, referentes a abril e maio.
Serão criadas linhas de apoio financeiro para Juntas de Freguesia, instituições sociais e bombeiros, e haverá um programa destinado aos seniores e a pessoas com deficiência, denominado "Os seniores precisam de ti", que será levado a cabo por jovens voluntários, numa iniciativa da Câmara.
Este ano, para o pequeno e médio comércio, haverá "isenção total de taxas e tarifas municipais".
Eduardo Vítor Rodrigues assinalou que estas e outras medidas já anunciadas implicam um "esforço financeiro", por isso a Câmara "está a proceder à acomodação da alteração orçamental".
"Estamos aqui a cuidar de si. Seja responsável", concluiu o presidente do Município de Gaia, numa comunicação pelo Facebook.