Praia do Brito, em S. Félix da Marinha, poderá receber animais ainda este verão com animação e vigilância, tornando-se a única na Área Metropolitana do Porto.
Corpo do artigo
A praia do Brito, em Gaia, vai ser a primeira zona balnear pet friendly (amiga dos animais) da Área Metropolitana do Porto. O projeto vai avançar ainda este verão e contará com diversos equipamentos para receber os amigos de quatro patas que também gostam de apanhar banhos de sol e de nadar, mas estão proibidos de entrar nas praias vigiadas.
Fábio Cardoso e Luís Graciano passeiam o pequeno Simba pelo areal e mostram-se surpreendidos com a notícia de que em breve os deixará mais à vontade quando frequentarem esta praia, na zona de S. Félix da Marinha, quase paredes meias com Espinho. "É uma excelente medida porque há muita gente com cães que não pode frequentar as praias porque são cada vez mais as concessionadas e onde não é permitido entrar animais. Temos sempre de recorrer às não vigiadas que, como se sabe, acarreta risco de segurança", diz Fábio.
A praia do Brito será portanto a primeira a ser acessível a animais e, explica fonte da autarquia de Gaia, "terá ainda uma componente mais lúdica, com equipamento para diversões e brincadeiras com os animais". A praia, por passar a ter esta característica, nunca poderá ser considerada balnear mas a Câmara vai "garantir todas as medidas de salvamento e segurança legalmente em vigor".
A falta de nadadores-salvadores levou a que no arranque da época balnear estivessem sem vigilância, situação que a autarquia pretende ver corrigida neste mês, com o fim dos exames e os estudantes mais libertos da atividade escolar. Será nesta fase que a primeira praia canina será também inaugurada.
Tentativa falhada
"O importante é que haja regras e que os animais não andem soltos por todo o areal a incomodar as pessoas e também os outros animais", considera Luís Graciano.
A mesma opinião tem Hélder Rocha que um pouco mais à frente se encontra deitado na toalha junto da mulher Elisa. "Acho uma excelente ideia, mas tem de haver regras e normas de higiene, com os donos a zelar pela limpeza do areal e a apanhar os cocós dos cães", diz Hélder, que vai de propósito para aquela praia desde Penafiel onde reside.
De referir que também Matosinhos tentou há dois anos avançar com a criação de uma praia pet friendly no concelho. A medida, por proposta do PAN, chegou a ser aprovada em Assembleia Municipal mas os necessários pareceres da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) nunca chegaram à autarquia.
condições
A praia do Brito possui um pequeno areal junto à foz da Ribeira do Juncal e dunas repletas de vegetação, sendo o local protegido pelo passadiço de madeira. O estacionamento de apoio, fica do oposto da Avenida da Liberdade, e o acesso ao areal faz-se através de um pequeno túnel sob a linha do comboio e junto à ribeira.
Projeto
PAN quer alteração da legislação
O Pessoas Animais Natureza (PAN) entregou no Parlamento, a 22 de junho, um projeto de lei que prevê o fim da interdição da permanência e circulação de animais de companhia nas praias, mediante a alteração do regime do ordenamento e gestão das praias marítimas, passando assim a ser permitido o acesso de animais de companhia, como parte integrante da família, às praias.
Saber mais
Praias oficiais
A Praia do Porto da Areia Norte, em Peniche, foi a primeira (2016) a permitir o livre acesso de cães durante a época balnear. No Norte, existem três pet friendly: a do Coral, em Viana do Castelo, e as da Ramalha Sul e a Suave Mar, em Esposende. Há 50 praias nacionais pet friendly.
Não vigiadas
Nas praias não concessionadas e não vigiadas, em princípio os cães são permitidos, mesmo durante a época balnear, a menos que haja sinalética que indique o contrário. Também nestas é obrigatório o uso de trela e a limpeza de dejetos.