A Galaicofolia faz Esposende recuar dois mil anos. Este fim de semana, Castro de S. Lourenço, em Vila Chã, está transformado numa autêntica aldeia galaica, convidando a uma viagem pela cultura, tradição e rituais do povo que há dois mil anos habitou este castro da Idade do Ferro sobranceiro à cidade de Esposende.
Corpo do artigo
O evento cultural, de lazer e entretenimento promovido pela Câmara Municipal, realiza-se após três anos de interregno devido à pandemia da covid-19, em 2020 e 2021, e no ano passado pela falta dos requisitos de segurança devido às condições climatéricas.
Animação, com espetáculos de rua, dança, teatro, música, recriações, desfiles, jogos e oficinas, não faltando a tradicional Queimada Galaica, são algumas das propostas do evento, onde será também possível degustar os petiscos típicos da região minhota, com sugestões de 23 espaços gastronómicos e uma área alimentar que disponibiliza cinco áreas de restauração. Nas imediações, estão presentes 25 expositores de artesanato com sugestões originais.
Da programação desta edição, destaque para o duo irlandês "Caroline Keane & Tom Delany Band” que, na noite de sábado, ostentará toda a paixão pela música celta.