As escolas do distrito de Castelo Branco, do ensino básico ao secundário, deverão hoje permanecer encerradas como medida de prevenção face à neve que cobre o distrito, disse à Agência Lusa fonte da protecção civil.
Corpo do artigo
Depois de ter nevado sem parar desde as 07:30 de domingo até às 03:00 de hoje, a manhã nasceu com céu nublado na região, mas sem precipitação.
"Foram-nos dadas informações que as escolas do ensino básico ao secundário de uma forma geral vão permanecer encerradas hoje, como medida preventiva, até porque os transportes não chegam a todo o lado", adiantou à Lusa Rui Esteves, comandante distrital de operações de socorro de Castelo Branco.
Segundo Rui Esteves, no distrito, os principais conselhos vão para quem sai para a estrada: "É preciso todo o cuidado na condução".
A situação mais problemática durante a noite foi a acumulação de neve junto ao nó Fundão Norte da auto-estrada A23, mas que "foi resolvida pelas 06:00, com três limpa-neves em trabalho permanente".
No concelho da Covilhã, o mais afectado com a neve no distrito, a câmara local está concentrada em reabrir acessos nas freguesias de Cantar Galo, Vila do Carvalho e na zona das Minas da Panasqueira, disse à Lusa o vereador com o pelouro da protecção civil, Pedro Silva.
Entretanto, já foram reabertas as estradas para Verdelhos e Sarzedo, povoações que no domingo tinham ficado isoladas.
"Com excepção das escolas, por questões de segurança, a nossa preocupação é que tudo o resto possa funcionar e até agora não temos indicação de que haja impedimentos", concluiu.
Para algumas pessoas, a noite foi longa, em divertimento na neve, como mostram as marcas e os bonecos que surgiram nos jardins da cidade.