Gabriela Sampaio, 26 anos, natural de Vila Nova de Anha, gerontóloga de profissão e dançadeira do Grupo de Danças e Cantares de Carreço, foi escolhida como a próxima mordoma da Romaria de Nossa Senhora d"Agonia, que decorrerá em Viana do Castelo de 14 a 22 de agosto.
Corpo do artigo
A jovem foi selecionada, esta sexta-feira à noite, numa cerimónia que juntou 20 candidatas. O júri decidiu por unanimidade e Gabriela vai assim concretizar um sonho que já acalentava há algum tempo. "Foi a terceira vez que concorri, portanto, à terceira foi de vez", disse aos jornalistas no final do evento que, pela primeira vez, selecionou a "representante de todas as mulheres" nas festas de Viana do Castelo, através de um ato público, que antecede a conceção do cartaz a que a mordoma dará rosto.
Nesta edição, foi aberto um concurso a que podia concorrer qualquer mulher com idade entre 18 e 35 anos. Apresentaram-se 53 candidaturas, das quais foram selecionadas as 20 que, esta sexta-feira à noite, desfilaram perante o público e um júri de nove elementos, no palco do Teatro Municipal Sá de Miranda. Gabriela saiu como protagonista e a sua imagem será agora utilizada para conceber o cartaz.
A entidade organizadora da romaria, a VianaFestas, convidará três designers para apresentarem propostas e a escolhida será divulgada a 21 de junho.
Até agora (desde 2011), a escolha estava dependente de um concurso de cartazes. Os candidatos apresentavam as suas propostas, com design e fotografia, em função de uma mulher escolhida por eles. O cartaz vencedor ditava então quem seria a mordoma, que como sempre assume o protagonismo, marcando presença nos principais quadros da romaria.
"Prometo que vou tentar transmitir todo o amor, toda a alegria, fé e devoção, que se vive e sente na Romaria de Nossa Senhora d"Agonia", afirmou a jovem, que trabalha num lar de terceira idade em Caminha e que se apresentará na romaria com o seu traje à vianesa, vermelho de Carreço, e com ouro da família ao peito.