Gestão de acessos condicionados no Porto entregue à Soltráfego por 1,8 milhões de euros
A Câmara do Porto vota, na reunião de Executivo da próxima quarta-feira, adjudicar à Soltráfego, por 1,8 milhões de euros, os serviços de operação e manutenção do sistema de gestão das Zonas de Acesso Automóvel Condicionado (ZAAC) na cidade. O contrato será válido até 2027.
Corpo do artigo
A Soltráfego foi a vencedora de um concurso público lançado pela Câmara do Porto para a operação e manutenção do Sistema de Gestão das Zonas de Acesso Automóvel Condicionado (ZAAC) na cidade. Trata-se de zonas onde o peão tem prioridade, sendo o acesso automóvel autorizado mediante a leitura de matrículas (para cargas e descargas, comerciantes ou moradores) no início e no fim de artérias como as ruas das Flores e de Santa Catarina. No procedimento em causa foram apresentadas quatro propostas de concorrentes diferentes, tendo sido admitidas as da Soltráfego - Soluções de Trânsito, Estacionamento e Comunicações e da empresa Fernando L. Gaspar - Sinalização e Equipamentos Rodoviários.
No relatório final do procedimento, a que o JN teve acesso, é referido o "preço como único aspeto da execução do contrato a celebrar", tendo sido deliberado pelo júri do concurso, por unanimidade, adjudicar o serviço à Soltráfego por 1,8 milhões de euros, ao longo de três anos (até 2027).
De acordo com a proposta assinada pelo vereador do Urbanismo, Espaço Público e Habitação da Câmara do Porto, Pedro Baganha, e que irá a votos na próxima quarta-feira, "a proposta adjudicada permite uma poupança de cerca de 15% em relação ao preço base".
Além da aquisição dos serviços de operação e manutenção do sistema de gestão das ZAAC, o contrato "abrange ainda fornecimento, instalação e integração de equipamentos de rua" (onde estão incluídas as máquinas de identificação de acessos e interfonia, e autómato) "num software de controlo e operação, bem como trabalhos de empreitada associados". Aliás, doz 1,8 milhões de euros, cerca de 200 mil serão para responder precisamente à "componente de empreitada".
Recorde-se que a Câmara do Porto já anunciou a sua intenção de alargar as ZAAC a mais ruas da cidade. A mais recente é a da Rua das Carmelitas, na Baixa da cidade, cuja obra de pedonalização definitiva arrancou esta semana.