Operação Trindade 2024 contará com várias valências da guarda, incluindo vigilância com drones.
Corpo do artigo
A operação de segurança que a GNR montou para a peregrinação do 13 de outubro, em Fátima, uma das maiores do ano, vai contar com cerca de 200 efetivos de várias valências, incluindo a vigilância com drones, resposta que tem sido usada nas últimas grandes celebrações na Cova da Iria.
Segundo o major Cláudio Lopes, oficial de relações públicas do Comando Territorial de Santarém, a operação incluirá patrulhas apeadas, a cavalo e ciclo, equipas cinotécnicas e elementos das unidades de trânsito, investigação criminal, ordem pública e desativação de engenhos explosivos. Os operacionais contarão ainda com o apoio de vigilância feita por drones e pelo sistema de videovigilância instalado na Cova da Iria.
Durante o Operação Trindade 2024, que estará no terreno nos dias 12 e 13, sábado e domingo, os operacionais estarão particularmente focados na segurança rodoviária e na fluidez de trânsito, mas também na prevenção de ilícitos e na sensibilização e apoio aos peregrinos.
O major Cláudio Lopes adverte ainda para a interdição temporária do espaço aéreo no Santuário e na zona envolvente, pelo que, “estão proibidos voos de aeronaves tripuladas e não tripuladas”.
Para que as celebrações “decorram em segurança”, a GNR aconselha os peregrinos a chegaram “atempadamente”, a fim de evitar filas prolongadas e, após o término das cerimónias, a sair de forma “gradual”, evitando momentos de maior afluência. A guarda recomenda ainda que as pessoas fotografem ou memorizem o local onde estacionam a viatura, a não deixarem documentos pessoais no carro e a terem sempre o telemóvel com bateria. É também importante “não perder de vista os idosos e crianças”, adverte a GNR.