A GNR de Fânzeres identificou o homem que furtou a iluminação em toda a extensão do passadiço do Parque Urbano de Fânzeres, em Gondomar.
Corpo do artigo
Ao que o JN conseguiu apurar, trata-se de um homem, de 29 anos, que vive junto ao parque urbano.
O material furtado, nomeadamente lâmpadas LED e traves de madeira, foi encontrado pela GNR de Fânzeres num barracão e no primeiro andar da casa onde o homem vive.
Aliás, as traves de madeira foram retiradas por uma janela com a ajuda de um camião.
"Os militares da Guarda efetuaram diligências policiais que culminaram na localização e recuperação do material furtado, o qual foi entregue à Câmara de Gondomar, responsável pela obra" daquele parque, pode ler-se no comunicado enviado pela GNR.
Contactado pelo JN, o presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins, agradeceu "a todos os profissionais da GNR envolvidos", dando conta que "grande parte do material recuperado não pode ser aproveitado".
Por isso mesmo, o Município - que na altura do furto havia feito uma queixa contra desconhecidos - vai apresentar um pedido de indemnização cível, garantiu o autarca.
A primeira vez que desapareceram algumas luzes "foi em dois pequenos troços" do percurso de 2,5 quilómetros, tendo a autarquia reposto as que faltavam.
Todavia, pouco tempo depois, o roubo acabou por ser maior, tendo desaparecido toda a iluminação que estava colocada na própria estrutura de madeira do passadiço.
Para não deixar o percurso às escuras, uma vez que é muito utilizado ao longo de todo o dia, a Câmara de Gondomar teve de investir "mais de 65 mil euros para a colocação de pontos altos com projetores".
Os furtos aconteceram para retirar o cobre existente no interior do sistema de iluminação.