Quatro mulheres e um homem, de nacionalidade italiana e eslovena, foram resgatados pela GNR no sábado, depois de se terem perdido num trilho na zona do Miradouro da Boneca, no Gerês, em área do concelho de Terras de Bouro.
Corpo do artigo
Segundo o Comando Territorial de Braga da GNR, o grupo de jovens, com idades entre os 22 e os 25 anos, desorientou-se ao anoitecer e, pelas 18 horas, via 112, solicitaram socorro às autoridades. "De imediato foram mobilizadas três patrulhas em viaturas todo-o-terreno que se deslocaram para a zona entre o parque das Termas do Gerês e o Miradouro da Boneca onde, supostamente, os jovens estariam perdidos, uma vez que existiam poucas referências dadas por estes", conta a GNR, em comunicado.
O comandando explica que nesta ação "urgente de busca e resgate", devido ao cair da noite, aos difíceis acessos e às baixas temperaturas registadas naquele momento - cerca de 3 graus centígrados - foi fundamental a coordenação dos meios através da Sala de Situação do Comando Territorial de Braga. "A operação foi orientada através das coordenadas GPS, enviadas pela aplicação Messenger [do Facebook], em tempo real, a partir do telemóvel de um dos jovens, o que permitiu direcionar as patrulhas e localizar o grupo, uma hora após ter sido dado o alerta", explica a GNR.
Quando foram encontrados, os jovens revelavam sinais de fadiga, sendo auxiliados e transportados para a Vila do Gerês, não necessitando de tratamento hospitalar.
Na operação estiveram envolvidos militares do Posto Territorial do Gerês, do Posto de Territorial de Terras de Bouro e uma Equipa da Proteção da Natureza e do Ambiente.