Gondomar passa a ter serviço gratuito de teleassistência para apoiar população sénior
A Câmara de Gondomar vai implementar uma resposta social gratuita de teleassistência à população sénior do concelho para combater o isolamento e a solidão e promover o bem-estar destes cidadãos. Trata-se do projeto Aproxima – Rede de Proteção e Apoio à População Sénior de Gondomar.
Corpo do artigo
Será um serviço de acompanhamento monitorizado dos aderentes, de forma contínua, através de um equipamento de teleassistência cómodo e prático, com botão de alarme SOS.
Com a implementação deste serviço gratuito de teleassistência, que é prestado por profissionais 24 horas por dia, sete dias por semana, e que tem capacidade de resposta dentro e fora de casa, "pretende-se aumentar o sentimento de segurança, garantir a assistência e despacho de meios de socorro em situação de emergência e promover o envelhecimento ativo, prolongando a estadia dos idosos nos seus domicílios e evitando a institucionalização involuntária", explica a Câmara de Gondomar.
A par do serviço de teleassistência, o projeto Aproxima disponibiliza ainda uma linha de apoio emocional – o serviço “Voz Amiga” –, garantida por uma equipa de colaboradores com formação específica na área da saúde mental, bem como o acompanhamento, por parte de voluntários, em atividades lúdicas complementares identificadas pelos aderentes como relevantes no combate à solidão. Através deste serviço podem também ser assegurados contactos diários ou semanais para minimizar a solidão e insegurança ou para a ativação de algum tipo de serviço de alerta para atividades essenciais do quotidiano.
O projeto Aproxima destina-se à população sénior residente no concelho de Gondomar, em comprovada situação de carência socioeconómica e em risco de isolamento. A adesão ao serviço é gratuita, sendo que as candidaturas devem ser realizadas junto dos serviços de Desenvolvimento Social da Câmara de Gondomar, no Balcão Único, ou através do e-mail aproxima@cm-gondomar.pt.
A entrega do primeiro equipamento de teleassistência realizou-se esta semana, marcando, assim, o primeiro passo do compromisso da Câmara de Gondomar em "proteger e apoiar os seus munícipes mais vulneráveis, garantindo-lhes segurança, conforto e um acompanhamento contínuo". Estima-se que este novo projeto municipal possa chegar a cerca de 300 gondomarenses.
Com um investimento total de 318 mil euros, o projeto Aproxima – Rede de Proteção e Apoio à População Sénior de Gondomar resulta de uma operação individual da Câmara de Gondomar inscrita no Plano de Ação para as Comunidades Desfavorecidas da Operação Integrada AMP Centro-Oriental, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) do Governo e financiado pela União Europeia, através dos fundos do Mecanismo de Recuperação e Resiliência.