Básica e Secundária À Beira Douro, em Gondomar, ocupa o 58.º lugar e é a melhor pública do distrito do Porto.
Corpo do artigo
Ivo Andrade concluiu o ano letivo passado com média de 20. Ana Alves, Paulo Ferreira e Matilde Araújo tiveram todos mais de 19 valores. São quatro alunos de excelência da Escola Básica e Secundária À Beira Douro, em Gondomar, que conquistou 58.º lugar no ranking do JN e alcançou a posição de melhor escola pública do distrito do Porto. Uma das chaves para o sucesso, contam os alunos, é a estabilidade do corpo docente que permite uma maior "proximidade" entre alunos e professores. Outra é a cultura de entreajuda entre alunos.
"Normalmente, os professores costumam manter-se os mesmos. É uma mais-valia porque, no início de cada ano, não há aquele período de adaptação. Também já sabemos qual é o estilo de ensino. Torna-se muito mais fácil", relatou Ivo Andrade, que frequenta o 12.º ano.
16532959
Paulo Ferreira, Matilde Araújo e Ana Alves concordam. "Há uma proximidade entre professores e alunos e isso faz com que aprendamos melhor. Fortalece a aprendizagem e acaba por nos beneficiar", disse Paulo.
Matilde Araújo destaca também a cultura de entreajuda entre os alunos. A escola tem um projeto de mentoria, no qual os estudantes com melhor desempenho ajudam alunos com mais dificuldades. Matilde já apoiou dois estudantes. E garante que a ensinar também aprendeu. "A rapariga do 10.º ano tinha muitas dificuldades em Físico-Química e, como eu ia fazer exame a essa disciplina, enquanto estava a ensinar, revi a matéria. Era uma ajuda mútua. Nesta escola, em geral, há o costume de as pessoas mais velhas cederem os recursos [apontamentos] aos mais novos", contou Matilde.
Segundo o diretor, a Escola À Beira Douro passou a incluir o Ensino Secundário a partir de 2010. No ano passado, o estabelecimento de ensino ficou no lugar 126 do ranking. Este ano, subiu até à 58.ª posição.
A par dos métodos de aprendizagem tradicionais, Manuel Monteiro desta também uma aposta "na dimensão socioemocional" dos alunos, através de atividades desportivas, projetos europeus ligados a Erasmus ou serões culturais. "Somos uma escola de alunos felizes", afirmou.
