Estima-se que a linha custará 200 milhões de euros e ficará preparada para evoluir para metro de superfície, no futuro.
Corpo do artigo
O Município de Guimarães anunciou, esta terça-feira, que o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, assumiu, em nome do Governo, a decisão de financiar a linha de metrobus que ligará a Cidade Berço a Braga e à futura estação ferroviária de alta velocidade, servindo o norte do concelho e o Avepark. A escolha do tipo de transporte para fazer esta ligação tem sido motivo de polémica, com o candidato do PS à presidência da Câmara, Ricardo Costa, a defender a ferrovia pesada, e o presidente em fim de mandato, Domingos Bragança, também socialista, a trabalhar para a instalação do metrobus.
O presidente da Câmara de Guimarães reuniu-se, esta segunda-feira, em Lisboa, com o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, para apresentar os projetos elaborados pelo Município para o metrobus que ligaria Guimarães, Braga e a futura estação ferroviária de alta velocidade. Segundo o Município, o ministro "assumiu a decisão, do Governo, no financiamento de todo o processo de implementação, incluindo estudos de execução, terrenos, obra e material circulante, e mostrou-se disponível para, nos projetos de especialidades, aceitar um espaço-canal alargado, garantindo assim que a infraestrutura possa, futuramente, suportar novos modelos de mobilidade".
Inicialmente, Domingos Bragança propôs para esta linha um metro de superfície que, de acordo com os estudos efetuados, se verificou que não seria economicamente viável. Ainda assim, o autarca pretende garantir que o canal que vai ser construído tenha capacidade para evoluir para esta solução no futuro.
O investimento estimado é de 200 milhões de euros para uma ligação em canal dedicado. A linha principal, no concelho de Guimarães, terá estações em Estádio, Cepsa, Caneiros, Fermentões I, Fermentões II, Ponte I, Ponte II, Taipas Avenida da República, Taipas Av. 25 de abril, São Martinho de Sande e Balazar. A que se juntam mais quatro paragens, no ramal de ligação ao AvePark: Charneca, Avenida dos Combatentes, AvePark, Barco - Zona Industrial.
Ferrovia pesada e metro ligeiro afastados para já
Parece, assim, afastada a possibilidade de a ligação entre as duas cidades vir a ser feita por ferrovia pesada e da instalação de um metro de superfície intraconcelhio, como tem defendido, durante a campanha para as eleições autárquicas, o candidato do PS, Ricardo Costa.
