Solução considerada mais eficiente para aliviar trânsito nunca avançou. Porto pede "medidas urgentes". Matosinhos defende fim das ex-scut e reformulação de nó da A41 com a A28.
Corpo do artigo
Alterar e até mesmo retirar algumas portagens em vias de acesso parece ser, para os autarcas, a solução mais eficaz para aliviar o trânsito na VCI, no Porto. Mas o Governo não prevê nenhuma mudança nesse sentido e a Infraestruturas de Portugal (IP) alerta para a importância de aprofundar as propostas que resultaram do grupo de trabalho com as autarquias do Porto, Maia e Matosinhos. Isto porque qualquer mudança terá implicações nas atuais concessões das autoestradas.
O cenário considerado mais eficiente para resolver o problema foi apresentado num relatório, - como resultado daquele grupo de trabalho -, em 2020: baixar a taxa de um pórtico a norte da A28, em Matosinhos, introduzindo-se um novo, a sul da A41, e eliminar as duas portagens da A4, no mesmo concelho, colocando-se uma nova portagem na A3, a sul da A4. Esta solução continua na gaveta.